quarta-feira, 12 de maio de 2010

Design de Moda

Já faz um tempo que não passo por aqui e agora decidi voltar.
Sou finalmente uma estudante de Design de Moda na Univali, e agora vou tentar manter o blog atualizado com os assuntos que aprendo na aula e fotos de trabalhos realizados por mim.
Amanhã tenho prova de história da arte, e como aprendo melhor escrevendo e vendo imagens do que lendo, vou falar aqui sobre os assuntos da prova de amanhã.
Começo então com a Pré-historia.

Pré-história

A pré-história pode ser divida em dois períodos artísticos, o Paleolítico e o Neolítico.
O Paleolítico é marcado por esculturas de mulheres de quadril largos, com curvas e volumes, que representava a fertilidade.

Outra manifestação artística desse período são as pinturas rupestres, que geralmente tratavam de assuntos do cotidiano com cenas de caça e pesca. Eram pinturas bem naturalistas.

No Neolítico começou a surgir uma idéia de arquitetura, que data de 2000 a.C. e pode ser observada na Grã-Bretanha, o círculo de pedras Stonehenge.
Pertence a esse período também os monólitos da ilha de Páscoa. Nesse período a cultura era baseada nos metais e na pedra polida.
As roupas dessa época eram feitas de couro e utilizavam agulhas de espinhas de peixe, marfim e ossos.
Egito Antigo

No Egito Antigo um dos maiores destaques é para a arte funerária, com a criação de belíssimos sarcófagos, as pirâmides e muitas vezes a passagem da vida para o pós-morte sendo retratada nas pinturas das paredes.
A arte egípcia é muito voltada à religião, eles construiam templos, faziam esculturas e pinturas para homenagearem os deuses. Para eles os animais eram sagradas, então para a confecção das roupas eles nunca utilizavam materiais oriundos dos animais.Eles valorizavam a riqueza e o luxo, como pode ser observados em sua joalherias, acessórios e sarcófagos, feitos de ouro e pedras preciosas. Uma das pedras mais utilizadas era o Lápis-lazúli.
Os relevos feitos nas paredes geralmente representavam cenas do dia-a-dia e esses relevos sempre seguiam a lei da frontalidade. As mulheres eram representadas na cor amarelo e os homens na cor vermelha. As cores são lisas e chapadas e não apresentam perspectiva. Quando pessoas importantes eram pintadas elas era feitas maiores dos que as outras, para diferenciá-las.
As esculturas não representavam mobilidade, eram estáticas, rígidas e anti-naturalistas.

Criação de um acessório inspirado no Antigo Egito. Por: Andréa Felsky Schmitt


Assírios
As esculturas eram feitas em relevo nas pedras. Buscavam uma representação naturalista. Faziam relevos monumentais.

Babilônia
Na arte destaca-se a arquitetura, a escultura e a cerâmica, mas principalmente a arquitetura, onde torres escalonadas eram utilizadas como templos e observatórios e os famosos jardins suspensos da Babilônia. Aparecem também os tijolos vitrificados. O desenvolvimento da cultura acontece durante o governo de Nabucodonosor.


Sumérios
Possuiam a técnica da usinagem e fundição para esculturas. As linhas eram curvas. Inventaram a escrita cuneiforme.


Persas
Tinham amor ao luxo, jóias e brilho. Seu destaque foi na arquitetura, original e harmônica, com a construção de palácios para glorificação dos deuses. Eram usados naquela época ladrilhos esmaltados e bronze machetado nas portas.


Fenícios
Se destacaram na industria de lã, linho e vidro transparente. Fusão de culturas Egípcia, Mesopotâmia e Hitita.



Vou encerrar por aqui hoje, mas assim que der tempo, entre faculdade, academia e serviços de casa,  eu continuo escrevendo sobre o que tenho aprendido em história da arte ou alguma das outras matérias.

Um comentário: