sexta-feira, 18 de setembro de 2009

História das coisas

Há algum tempo atrás um professor de história nos mostrou um vídeo chamado "A história das coisas" (The story of stuff). Resolvi então partilhar ele com vocês.
É um vídeo muito inteligente e bem produzido que fala sobre um assunto atual e presente na vida de todo mundo: o consumismo. Ele cita o apego que temos a coisas materias que muitas vezes são desnecessárias e a nossa falta de preocupação com o mundo e meio ambiente. Afinal, de onde vem e para onde vão as nossas "coisas"?
Essa era de um consumismo louco e desenfreado está na verdade consumindo nosso interior e nosso planeta. Como uma futura estudante de moda eu me pergunto às vezes se estou fazendo a escolha certa, o meu futuro mercado de trabalho é um dos que mais incita o consumismo, que diz que sapato do verão passado eu já não posso usar esse ano, que uma bolsa comprada a seis meses já é lixo, está ultrapassada e que torna as nossas roupas descartáveis.
Quantas pessoas pagam milhões por um vestido de festa maravilhoso que só vai ser usado uma vez, afinal você não pode repetir um vestido! Todos vão reparar e comentar como você é "mao fechada".
Claro que vestir-se bem é uma questão de auto-estima, mas para se sentir bem de verdade você não precisa comprar a cada seis meses o que é tendência, ou a roupa do estilista mais famoso e da loja mais cara. É uma questão de se sentir bem, vestir o que gosta.
Nos fizeram acreditar que o mais novo e o mais caro são os melhores. Assim como nos fizeram acreditar que para sermos bonitas temos que pesar 45 kilos, ser alta, loira e ter olhos claros.
Voltando ao consumismo e às consequencias dele. Quando compramos aquela blusa maravilhosa que vimos na vitrine e da qual nem precisamos, não paramos pra pensar nos agrotóxicos jogados na plantação de algodão e no trabalho quase escravo da mão-de-obra de um país subdesenvolvido, na quantidade de água que é desperdiçada para o tingimento do tecido, na energia gasta para o funcionamento das máquinas, na poluição dos aviões, trens, navios ou caminhões que levam as roupas da fábrica para as lojas.
Nessas horas me sinto mesquinha tentando decidir a roupa que vou usar a noite e com aquela velha frase feminina na cabeça: "Eu não tenho roupa", mesmo tendo um guarda-roupa lotado.
Assim como eu, muitas pessoas estão precisando de uma limpeza de guarda-roupa, e de alma.
Beijos, espero que gostem do vídeo.

Um comentário:

  1. Limpeza de alma, sinto que preciso de uma!
    Não sou exemplo de um consumismo saudável, sei de todos os horres e maus tratos, com o mundo e com as pessoas, mas infelismente me consome, faz parte da minha vida! Um limpa seria uma boa! Mas faço minha boa ação, todas as minhas roupas velhas vão para um brechó, nada é jogado no lixo completamente! Ajudo aos outros e a mim mesma! (Super pensamento verde hahaha) Beijoes, adorei o vocabulário! H.

    ResponderExcluir